Somos Homens das Cavernas da Era Digital

Todo nosso aparato mais avançado ainda depende da sombra para funcionar.

Mesmo as telas de LCD, LED e afins mais avançadas não são capazes de conviver com a luz do Sol, obrigando-nos a nos entocar como meros Neandertais.

A retroiluminação simples de nossas telas é uma tecnologia muito arcaica. Quando as telas forem capazes de refletir a luz além de apenas retroiluminar daí sairemos das sombras de nossas cavernas digitais.

IDIOTICE É AUTODEFESA DA INVEJA

Sendo o patriota aquele que venera a pátria, o idiota é aquele que venera à si mesmo. O “Id” é a parte mais interna da personalidade segundo S. FREUD, idolatrar a sí mesmo é se interiorizar, se fechar para as demais pessoas.

Esse método de auto-defesa é de origem infantil. Por exemplo: uma modelo tem grandes chances de ser idiota porque desde sua infância preenchia os padrões de beleza, experimentando desde cedo o amargor da inveja alheia, sem possuir ainda uma construção mental mais avançada de auto-defesa.

Já um grande empresário de origem pobre, embora também sofra muito com a inveja alheia, inclusive de pessoas próximas, dificilmente é um idiota, pois sua infância foi pobre, sendo ele o sujeito ativo da inveja contra os outros.

A idiotice é um comportamento de auto-defesa contra o exterior hostil. Assume o controle quando não sabemos lidar com as dificuldades externas, preferimos nos fechar em vez de enfrentar, recorrer a interiorização, paralização.

A evolução da humanidade depende do coletivo, devemos entender isso e parar de temer as dificuldades externas. Já fomos muito muito piores do que hoje e temos que continuar melhorando.

Portanto, existem quatro tipos de pessoas quanto a este ponto:

  1. Os idiotas, que foram alvo de inveja na infância;
  2. Os invejadores, que tiveram uma infância ruim;
  3. Os híbridos
  4. E os evoluídos que tiveram uma infância difícil mas não invejam ninguém ou que foram invejados na infância e não são idiotas.

Qual desses você quer ser?

MANIPULANDO EMOÇÕES

Utilizar-se de métodos que induzem a tristeza, como músicas tristes, filmes dramáticos que nos fazem chorar é muito bom, pois cessado o estímulo negativo, além de ter liberado cortizol pelas lágrimas a felicidade ou alegria aparece rependinamente para reequilibrar a equação. Por isso as mulheres gostam de drama que às fazem chorar, para logo em seguida receber alegria em dobro.

Talvez isso seja uma boa técnica de tratamento contra o vício do álcool nos homens que so conseguem alegria ingerindo a substância.

O que é a virtude?

“O tamanho da virtude é proporcional à superação das fraquezas.”
(Davi Pinheiro)

NATUREBOFOBIA NO MUNDO VIRTUAL

Minecraft e afins: A atração pelo quadradismo na realidade virtual existe em todos que buscam segurança, controle, estabilidade que somente um mundo 100% artificial, criado pelo homem pode proporcionar.

Não existe nada quadrado na natureza e sabemos que não podemos controlá-la, ensação de impotência. Óbvio que um indivíduo acostumado com a natureza não se sente atraído pelo mundo quadrado, seja virtual no Minecraft e afins ou real na selva de pedra das cidades.