Sendo o patriota aquele que venera a pátria, o idiota é aquele que venera à si mesmo. O “Id” é a parte mais interna da personalidade segundo S. FREUD, idolatrar a sí mesmo é se interiorizar, se fechar para as demais pessoas.
Esse método de auto-defesa é de origem infantil. Por exemplo: uma modelo tem grandes chances de ser idiota porque desde sua infância preenchia os padrões de beleza, experimentando desde cedo o amargor da inveja alheia, sem possuir ainda uma construção mental mais avançada de auto-defesa.
Já um grande empresário de origem pobre, embora também sofra muito com a inveja alheia, inclusive de pessoas próximas, dificilmente é um idiota, pois sua infância foi pobre, sendo ele o sujeito ativo da inveja contra os outros.
A idiotice é um comportamento de auto-defesa contra o exterior hostil. Assume o controle quando não sabemos lidar com as dificuldades externas, preferimos nos fechar em vez de enfrentar, recorrer a interiorização, paralização.
A evolução da humanidade depende do coletivo, devemos entender isso e parar de temer as dificuldades externas. Já fomos muito muito piores do que hoje e temos que continuar melhorando.
Portanto, existem quatro tipos de pessoas quanto a este ponto:
- Os idiotas, que foram alvo de inveja na infância;
- Os invejadores, que tiveram uma infância ruim;
- Os híbridos
- E os evoluídos que tiveram uma infância difícil mas não invejam ninguém ou que foram invejados na infância e não são idiotas.
Qual desses você quer ser?
Comentários: