QUAL A IMPORTÂNCIA DA IGUALDADE

Somos todos iguais perante Deus quando estamos em sintonia com ele. Igualdade no sentido de valor: um adulto não tem maior valor que um bebê porque seu processo processo cognitigo ainda não é tão evoluído quanto.

Diferentemente do contexto juríico de igualdade formal/material e do contexto econômico de riqueza/pobreza, no sentido de valor existencial somos todos iguais, independente da etnia, gênero, patrimônio material e extra-patrimonial. Se assim não fosse não teríamos o livre arbítrio para escolher entre e bem e existir e o mal e deixar de existir.

Todos temos lívre arbítrio, então todos somos iguais. Aliás o livre arbítrio é condição básica para uma consciência existir de forma autônoma, de verdade, sem ser extensão de outra. Como a consciência é condição básica para existência do ser, o ser em si é igual a todos os demais seres consiêntes.

Trazendo o conceito de igualdade de valor existencial para as questões mundanas da Política e Direito jamais poder-se-ia ser aplicado como legitimador do comunismo, socialismo ou da igualdade material por exemplo, pois tudo isso é um nivelamento de todos para baixo, contrário à evolução.

É natural que uma pessoa rica patrimonial e/ou intelectualmente tenha encontrato o sentido de sua vida e a felicidade superior se sua riqueza foi conquistada como resultado de seu próprio esforço e até o limite de não retirar dos demais o direito de também serem ricos.

Supondo que um indivídio de riquíssimo intelécto crie algo que perturbe o equilíbrio da igualdade de valor existencial como uma bomba ou um código malicioso de inteligência artificial, por exemplo; naturalmente, esse indivíduo lhe terá confiscado seu sentido da vida e felicidade superior pelo código geral da evolução até que o equilíbrio da igualdade seja reestabelecido rumo à evolução.

Princípio básico da evolução é a diversidade, subordinação é mais do mesmo. Quanto maior a diversidade maior a chance de evolução: máxima da tentativa e erro. Se assim não fosse, Deus não tería-nos criado nos deixando livres, autônomos, portadores de consciência e livre arbítrio, portanto iguais.

A passagem bíblica de que Deus nos criou à sua imagem e semelhança partiu de um erro de tradução e/ou interpretação por alguns e deve ser interpretado como igualdade de valor existencial e não como semelhança física ou extra-física.

Deus nos criou porque precisa de nós, jamais ter-se-ia-nos criado em vão, precisa porque sabe que diversidade é evolução e evolução é sentido da vida: algo que brota auto confirmação circular da existência de tudo.

O assunto sobre a diferença entre: referência circular, paradoxo, referência circular paradoxal e conflito cognitivo está sendo melhor abordado em tema próprio.

(Davi Pinheiro)

2 respostas para “QUAL A IMPORTÂNCIA DA IGUALDADE”

Deixe uma resposta