Ensaio em Prosa sobre Fotografia Analógica, publicado em 09/04/2021
Tenho especial fascínio pela fotografia analógica. É que se trata dum processo artístico muito mais complexo que a fotografia digital, devemos entender todos os aspectos da fotografia para obter o resultado pretendido, desde aspectos mecânicos da câmera como abertura e tempo do obturador, foco, iluminação, até a sensibilidade do filme utilizado e o resultado, quando alcançado, é verdadeira obra de arte pintada, onde a tela é a película química.
Importante dizer que meu fascínio pela fotografia analógica não me impede de reconhecer a importância da fotografia digital, não fosse essa você não estaria vendo minhas obras de arte que foram digitalizadas…
Da mesma forma que meu fascínio pela máquina de escrever não me impede de ter essa e outras páginas na internet. Parte do meu livro FILOSOFIA FUNDAMENTAL foi escrito graças a inspiração da máquina de escrever, como ocorreu no capítulo sobre o que seria evolução, escrevi integralmente na minha Olivetti Studio 46, pois havia faltado luz: o que me fez refletir sobre se o computador realmente é a evolução da máquina de escrever.
Outro exemplo foi a inspiração que as lindas formas arredondas de minha máquina de escrever da marca Érika me proporcionou, acabou resultando numa bela performance a qual dei nome de Paixão Erótika.
Por isso, acredito que os equipamentos analógicos não ofuscam nossa criatividade e na fotografia não poderia deixar de ser diferente.
No conjunto de fotografias analógicas abaixo utilizei uma Canon T50, objetiva de 50mm e filme Kodak Pro Image 100, a qual se encontra auto-fotografada em espelho, vamos ver:
Performance
Performance é o nome dado à mescla de mais de uma linguagem artística (arte visual, música, teatro, etc.) clicando aqui você pode ver todas minhas performances. Nos exemplos abaixo a mescla se deu pela mistura de artes visuais criadas por mim e captadas pela fotografia analógica, vamos ver:
Dupla Exposição
Eis aqui um recurso nato da fotografia analógica: a dupla exposição. Se trata de fotografar mais de uma vez em cima do mesmo filme de modo que as imagens se sobreponham. Como esse método podemos simular movimento numa única fotografia, fazer montagens de disco voador kkkk, enfim a imaginação é o limite, vamos ver:
Fotos em Macro ou Close
Acredito ser possível obter uma fotografia analógica em macro mesmo sem lente especial, tudo depende da pecinha que fica atrás da câmera: você, kkkk. Devemos tentar, se não obtivermos uma fotografia em macro, ao menos um close teremos, vamos ver:
O Primeiro Quadro do Rolo
Na fotografia analógica cada rolo de filme nos dá pelo menos um tipo de fotografia artística bem específica. Se trata do primeiro quadro do rolo, onde ocorre uma parcial sobre-exposição. Isso se deve a incidência da luz diretamente no filme quando estamos carregando a máquina com o filme. A maioria das máquinas analógicas somente começa a contar os fotogramas após alguns disparos para evitar isso. Cabe ao fotógrafo saber aproveitar os fotogramas existentes antes do número 1, enquadrando a cena normalmente e disparando antes do número 1. Os resultados são quase imprevisíveis e geralmente interessantes.
Fotos de Ação
Registrar uma ação com fotografia analógica é especialmente difícil se a máquina não calcula a abertura e tempo de exposição automaticamente, porque tudo acontece muito rápido e você não tem tempo de ficar pensando. Felizmente a Canon T50 é muito boa para esse tipo de fotografia, tive que me preocupar apenas com o foco. O que essa máquina me fez suar para fazer as duplas exposições acima, tirou de letra esse memorável momento, vamos ver:
Fotografia Analógica de Animais
É especialmente difícil fazer um animal posar para gente, temos que ter um pouco de comida pra negociar kkk. Não fosse a Canon T50 calcular a exposição sozinha seria ainda mais difícil porque os momentos são muito rápidos e você não tem tempo para regular a abertura e tempo de exposição, tive que regular apenas o foco. Mais um ponto para essa notável máquina que me fez apanhar na dupla exposição acima. A fotografia analógica de animais também é um tipo de fotografia de ação, temos que ser rápidos no gatilho, vamos ver os resultados:
Fotografia Analógica de Arquitetura
Na fotografia analógica de arquitetura devemos conhecer os conceitos básicos de iluminação e preenchimento, trabalhamos apenas com luz natural e deve ser bem usada para termos a noção tridimensional da construção. Conforme ensina Fernando Bagnola, a tridimensionalidade do objeto depende da incidência da luz em três pontos diferentes e com intensidades diferentes, algo difícil de se obter apenas com a luz do sol, vamos ver:
Fotografia Analógica de Pessoas
Basicamente se divide em dois tipos, a cena e o retrato. Na cena a pessoa posa para a foto sem contudo revelar sua personalidade, é uma cena criada artificialmente. Já o retrato, no conceito artístico da fotografia, ocorre quando conseguimos captar o interior da pessoa. Por exemplo: se for uma pessoa triste ela aparecerá com semblante triste, se for uma pessoa alegre com semblante alegre, não necessariamente sorrido. Se for uma pessoa sofrida suas rugas, desasseios e receios ficarão visíveis. Se for uma pessoa engraçada sentiremos vontade de rir ao ver seu retrato. O retrato é algo verdadeiro e espontâneo da pessoa. Se uma pessoa triste aparece sorrido não é um retrato e sim uma cena, vamos ver:
Fotografia Analógica de Objetos
A fotografia analógica de objetos, assim como a arquitetônica, deve se obedecer os conceitos básicos de iluminação para obter noção tridimensional do objeto. Além disso, a cena montada deve combinar com o objeto para entrar em sintonia com o conceito natural de beleza, vamos ver:
Fotografia analógica de Flores
É um tipo de fotografia livre da fotografia analógica, sem muitas preocupações para o fotógrafo analógico, devemos atentar apenas para a vivacidade das cores e para isso o dia deve estar especialmente ensolarado. Se for fotografia interna de preferência usar luz quente (amarela), o resto é só diversão, vamos ver:
Viva a fotografia analógica!
Se você deseja fazer um ensaio artístico com fotografia analógia comigo entre em contato e terei o prazer de agendar o serviço.
CurtirCarregando…
Junte-se a 654 outros assinantes
Se você puder, faça uma Doação de qualquer valor!!! apoie esse conteúdo de qualidade sem anúncios, veja os assuntos relacionados que separamos para você:
Comentários: